quinta-feira, 9 de julho de 2009

Pequenos mas grandes afinal....

As 7 maravilhas de Portugal toda a gente ouviu falar e certamente conhece.
Mas as maravilhas de origem Portuguesa presentes no mundo...alguém conhecia?


Em 2007 foram votados os monumentos portugueses para se apurar 7 maravilhas em Portugal e foi bem difundido na comunicação social esse acto grandioso (de imitação das maravilhas do mundo). E pronto, parece que morreu por aí a fama dos portugueses e dos seus feitos.

Tem decorrido uma eleição com 27 monumentos espalhados pelo mundo de origem Portuguesa (em África, Ásia e América), para demonstrar que os portugueses tiveram um papel fundamental na formação do mundo contemporâneo. Este acontecimento é louvável do ponto de vista cultural e contribui para elevar o "Portugal dos pequeninos" para um patamar mais próximos dos "grandes países com impacto mundial".

Pergunto eu...
Quantos de nós tinha conhecimento que havia variadíssimos monumentos de origem Portuguesa espalhados pelo mundo? Será que somos assim tão pequeninos, ou não valorizamos os nossos feitos? E já agora, será que não deveríamos ter mais orgulho no que é nacional? Será que é por falta de orgulho e confiança que não valorizamos mais o que fazemos?

Contra mim falo, quando faço algo tenho tendência para comparar com grandes projectos e com algo feito por um conjunto, cujo resultado final é fantástico e que tomo como modelo ou motivação... mas será que o que eu fiz não terá também um grande valor? Para mim deveria ter, afinal contribui para que eu seja cada vez melhor no que faço mas, nem sempre me lembro disto.

Hoje, graças às tecnologias da Informação pude encontrar, partilhar e aceder a informação sobre isto (sim porque nem sempre os meios de comunicação social convencionais se dignam a ser informativos e culturais, preferem antes ser lúdico-fantochadas para ter audiências).

Analisem bem e vejam lá se não é um pouquinho de Portugal que anda por aí espalhado pelo mundo? Não se sentem em casa quando vêm estas beldades?

saibam mais em http://www.7maravilhas.sapo.pt/#/27Maravilhas/Nomeados

Sem comentários:

Enviar um comentário