terça-feira, 1 de setembro de 2009

7 meses para processar uma simples multa em Portugal?

E quando tudo parecia estar lindo e sereno... Eis que uma carta me chega!
Claro que eu tinha de me apoquentar, já era muito tempo sem vir acrescentar novidades ao BLOG!

Como ia a dizer... uma carta me chega!
Estranho! A polícia de segurança pública do Porto? Não conheço lá ninguém... Pois, se calhar vêm comunicar-me para me proteger da Gripe A, já que da segurança eles não parecem importados!

E bem... supostamente algum agente da PSP me terá visto ao telemóvel enquanto conduzia, mas como um bom profissional que é, decidiu não me interromper! Como percebeu logo que o Sr. Dr. Nelson Gomes poderia estar muito atarefado, terá pensado o senhor agen
te que seria preferível utilizar um meio mais formal para estar ao meu nível. Foi então que me escreveu uma carta muito elegante e bem formatada por sinal, na qual me explica que terei infringido no dia 29 de Janeiro às 20h28m na Rua Júlio Dinis (a rua que dá acesso da Galizza à rotunda da Boavista) um tal artigo 84 do Código da Estrada. Acrescentando que teria de me dirigir a um posto para que a minha carta de condução possa ser retida durante 2 meses.

Bem... sinto-me muito lisonjeado com este gesto bonito e cuidadoso do nosso sistema de segurança mas, 7 meses não será demasiado tempo para escrever tão pouco? Como posso acreditar numa informação tão ultrapassada? Terei o direito a exigir provas deste terrível acto, do qual nem sequer me lembro? E já agora, como assim entregar a minha carta de condução se por si só a coima é o que consta na lei, devem ter aplicado uma sanção acessória ... baseado em quê ? na marca do carro, do telemóvel? ou do período de férias que tinham em mente obter com esse trabalho excelente!??!?!?

Pode parecer arrogância minha comentar este episódio e acima de tudo espero que seja verídico, pois quero continuar a acreditar no pouco de justiça que temos em Portugal, mas está engraçado.... isto está a ficar bonito.

E que tal se eu agora me dedicasse a procurar infrações cometidas pelos senhores agentes, que supostamente fazem cumprir a lei e que são o EXEMPLO para a sociedade em matérias de segurança e justiça??
Possivelmente encontraria mais casos como o que se segue.

Reparem nos vários pormenores:

Se fosse em circulação: circulam em sentido contrário ao da marcha, que contra-ordenação será? Será que ficariam inibidos de conduzir? Durante quanto tempo? Ou ficariam sem carta?

Se fosse apenas pelo veículo parado: Continuavam em sentido contrário, a sinalização proibe paragens e estacionamentos (sinalização vertical e horizontal), para além de haver uma passadeira sobre a qual se empoleiraram.

Ahhh e a coincidência final é ...... que rua é esta? Como??!! Será mesmo?!?!
A rua Júlio Dinis, ou seja exactamente a mesma em que eu fui multado. Só faltava ser no mesmo dia à mesma hora, será que eu estava a fotografá-los e eles perceberam?
(claro que não! Até disso nós, cidadãos, tememos da polícia!)

"E esta hein??!!"


Um amigo meu teve uma saída interessante para este episódio:
Quando eu disse:
"Não sei porquê mas de repente passei a odiar a "bófia",
principalmente a "bófia" reles que prefere olhar para os carros de
gente trabalhadora a passar atarefada para o trabalho (que nem mandam
parar, preferem enviar cartas passado 7 meses), em vez de olhar para
os delinquentes que mesmo ao seu lado e debaixo do seu nariz,
assaltam, matam, roubam, destroem e deixam de rastos pessoas que
trabalham e descontam para que esses profissionais da segurança e da
(in)JUSTIÇA tenham o salário, as férias e as regalias ao fim do mês."

Ele respondeu:
"Os trabalhadores ganham dinheiro e podem pagar multas. Os delinquentes fogem ao fisco e parece que não têm rendimentos logo não podem ser multados.

Se eles fossem presos ias ter de pagar despesas de alojamento, alimentação, saúde e outras coisas que a carta dos direitos humanos lhes dão mesmo na prisão. Deixa-os andar à solta onde só roubam, destroem e matam, mas não incomodam ninguém."

1 comentário:

  1. Escrever aqui bacoradas é facil, gostava de ver a tua coragem a dizer tudo isto na cara do bofia, reles, que se calhar olhou e viu mais um dos muitos recos, incapazes corruptos ladrões que o nosso País esta cheio. Paga e para a proxima mete o telemovel naquele sitio que nós sabemos. Parasita

    ResponderEliminar